Translate

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

BEAUTY | QUEDA DE CABELO

Olá Rotineir@s,

Este é sem duvida um tema que interessa tanto a homens como mulheres. 
A queda de cabelo é algo que nos afecta a todos, quer seja por causas sazonais, emocionais, doenças de tiróide, irregularidade no uso de pílulas anticoncepcionais, entre outras. 
Mas atenção uma coisa é queda de cabelo, outras são a calvíce e a alopécia.

Perder cabelo é normal. Cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem da cabeça de todas as pessoas diariamente – o que não é muito, tendo em conta que possuímos mais de 100 mil fios no nosso couro cabeludo.



Antes de mais, é importante consultares o teu médico de família. Mas existem suplementos que podes tomar sempre que essa queda se começa a acentuar. 
Toma também especial atenção a tua alimentação, estes são alguns alimentos que deves consumir:.

  • Alimentos ricos em vitamina A, como bife de fígado, gema do ovo, leite e seus derivados;
  • Alimentos ricos em vitamina B, como cereais, carnes magras e nozes;
  • Alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado e gérmen de trigo;
  • Alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, rúcula e agrião;
  • Alimentos ricos em proteínas, como peixe, frango, queijo, feijão, leite de soja e tofu;
  • Alimentos ricos em ferro, como uva passas, suco de cereja e couve.


No que diz respeito shampoos para queda de cabelo, não uso nenhum com essas especificações, pois na realidade, os poucos que experimentei mais depressa deixavam os cabelos oleosos do que atenuavam a queda, por isso toma especial atenção:


O que evitar num shampoo para queda de cabelo

 Precisas de um shampoo que limpe bem o couro cabeludo, mas deves evitar shampoos com produtos químicos como “lauril sulfato de sódio” (sodium lauryl sulfate) – pois funciona como a lixívia, que após anos de uso pode causar a miniaturização do folículo piloso e também pode ser tóxico se absorvido através da sua pele.

Ingredientes geralmente presentes num shampoo para queda de cabelo

  • Cafeína – É muito comum encontrar cafeína num shampoo que se destina a promover o crescimento do cabeloA cafeína supostamente estimula os folículos de cabeloacelerando o processo de crescimento de novos cabelos.
  • Biotina (Biotin) – É um ingrediente quase tão popular como a cafeína neste tipo de shampoo e é um dos alicerces principais de um cabelo saudávelÀs vezes chamada de vitamina H, tem sido mostrada como responsável pela redução de queda de cabelo tanto em homens como em mulheres.
  • Saw Palmetto - O extrato de Saw Palmetto é retirado de uma palmeira anã muito comum na Florida e usado principalmente como um tratamento para problemas com a próstata. No entantoé também muito eficaz no tratamento da calvície masculina e feminina, visto que ajuda a inibir a produção de DHT no couro cabeludo.
  • Biotinil-tripeptide – É um tripéptido que contém biotina, assim como três aminoácidosTambém poderá ser listado na embalagem de shampoo como Biotinyl-GHK. Tem todas as vantagens do uso de biotina, além dos aminoácidos adicionais, que ajudam a melhorar a saúde do cabelo.
  • Niacina (Niacin) – Também conhecida como vitamina B3 ou o ácido nicotínico, niacina é normalmente encontrada em alimentos como ovos, legumes e grãosA niacina ajuda a promover a boa saúde das células, o que irá ajudar o seu cabelo a ficar saudável.
  • Vitamina B6 – Ajuda a regular as hormonas do seu corpo, mantendo tudo em equilíbrio. Se você tem excesso hormonal de algum tipo, é possivel que os seus folículos capilares sejam danificados e você começará a perder cabelo.
  • Vitamina B12 – Se o seu corpo tem falta de vitamina B12, há muitos sintomas, tais como fadiga, fraqueza ou icterícia. Esta vitamina é usada em shampoo para o crescimento do cabelo, devido à sua capacidade de manter o corpo funcionando adequadamente.
  • Tea Tree Oil – Este óleo é usado em shampoo para a queda de cabelo pois ajuda a manter o couro cabeludo limpo e livre de qualquer infecção.
  • Extrato de Urtiga (Nettle Extract) – O extrato de urtiga é um ingrediente que vai ajudar a que o seu cabelo e couro cabeludofiquem limpos e saudáveis, desbloqueando os poros e tratando de problemas como os eczemas.
  • Ácido Lático (Lactic Acid) – O ácido lático é produzido no seu suore, geralmente desnuda a proteção natural do seu cabelo. É usado emalguns shampoo para ajudar a estimular uma resposta natural contra os danos do cabelo e contra a sua queda.
  • Vitamina E - A vitamina E é eficaz em manter o nível de pH do seu cabelo e couro cabeludo em equilíbrio e vai ajudar a reter a humidadetambém. Por isso é ótima para pessoas que têm infecções ou problemas do couro cabeludo.
  • Zinco – Se o seu corpo tem uma deficiencia de zinco, pode ocorrerperda de cabelo ou um crescimento lento de novos cabelos na sua cabeça.
  • Queratina – O fio de cabelo e o seu folículo na verdade, contémqueratina, que pode estar danificada. Portanto adicionando queratinadirectamente através de um shampoo ou tratamento ajudará a restaurar-la.
  • Semente de Abóbora (Pumpkin Seed) – Este ingrediente incomum é projetado para ajudar a bloquear DHT (dihidrotestosterona), que, se não for controlada pode causar a perda de cabelo, especialmente nos homens.
  • Magnésio – É um mineral muito importante para o bom funcionamento do seu corpo. Portanto, ele vai mantê-lo saudável, ajudando o cabelo a crescer adequadamente.
  • Cetoconazol (Ketoconazole) - É usado como um remédio anti-fúngico, ajudando a prevenir e reduzir qualquer infecção de fungos no couro cabeludo.


Espero que este post vos tenha sido util.
Já experimentaram algum destes produtos? Que produtos costumam usar?
Deixem os comentários aqui em baixo.




Claro que cada médico ou farmacêutico vos podem sugerir outros. Mas estes que vos mostro aqui, foram sugeridos pelos meus.

1 comentário: